Funerárias Reunidas
Orientações Gerais

Doações:

Central de Doações da Defesa Civil Avenida Borges de Medeiros, 1501 Centro, Porto Alegre / RS Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Telefone: (51) 3212-4678

Doação de Orgãos

Informações gerais:
Coordenadoria Hospitalar de Transplantes
Telefone: (51) 3214.8093
E-mail: [email protected]
Doação de Medula óssea – Cadastramento no Rio Grande do Sul
Central de Transplantes do RS
Telefone: (51) 3217-1616 ou (51) 3219-1900
Sata Casa de Porto Alegre – Hospital Dom Vicente Schrer
Av. Independência, 155 – Porto Alegre
Telefone: (51) 3214-8670

Doador Vivo:

A pessoa maior de idade e capaz juridicamente pode doar órgãos a seus familiares. No caso de doador vivo não aparentado é exigida autorização judicial prévia.

Seguro DPVAT:

O Seguro DPVAT cobre vidas no trânsito. Como o próprio nome diz, ele indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Ou seja, é um seguro destinado exclusivamente a danos pessoais. Isso significa que o DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). Observe que nessa definição não se enquadram trens, barcos, bicicletas e aeronaves. É por isso que acidentes envolvendo esses veículos não são indenizados pelo Seguro DPVAT.

Sistema Nacional de Transplante:

Criado para dar maior controle e organização às atividades: o transplante de órgãos/tecidos só pode ser realizado pelos estabelecimentos de saúde previamente autorizados pelo Gestor Nacional do Ministério da Saúde.

Dúvidas mais frequentes

Tem Alguma Dúvida?

É preciso comunicar a sua família esta decisão e deixar claro o seu desejo em ser doador. Isto porque a família é que decide sobre a doação.
A legislação em vigor determina que a família será a responsável pela decisão final, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade. LEI Nº 9.434, DE 4 DE FEVEREIRO DE 1997.